EMPRESA DE TRANSPORTE, BENEFICIAMENTO E DESCARTE DE RESÍDUOS.
11 2922-7079 11 94019-7821

Como funciona a terceirização da destinação final?

2 de dezembro de 2020

Como funciona a terceirização da destinação final?

Empresas que precisam de tratamentos complexos e/ou apresentam um volume considerável de geração de resíduos, costumam terceirizar essa etapa do gerenciamento. Isso é o que denomina um tratamento off-site. Assim, a empresa não precisa investir na construção de uma estação de tratamento própria, contribuindo a favor da sustentabilidade e responsabilidade social. Optando pelo tratamento off-site, a empresa tem a certeza da escolha do tratamento mais adequado para os seus resíduos.

Monitorar ou rastrear os resíduos permite que as empresas tenham controle sobre seus materiais até sua destinação final. Esse controle é importante para que a empresa tenha garantia que seus resíduos foram corretamente destinados. É importante também que, para fins de auditoria, a empresa mantenha as notas fiscais do transporte e os vistos de recebimento dos resíduos por 5 anos, pelo menos. Ainda não existe uma legislação específica sobre monitoramento. Mas, algumas práticas são importantes para a empresa adotar, pela sua responsabilidade social.

Certificado de Destinação Final (CDF) é um documento que comprova que os geradores de resíduos tiveram o devido cuidado com a destinação final dos resíduos. Esse certificado é também uma importante prova para possíveis auditorias e para o atendimento ou manutenção da ISO 14001.Além disso, a empresa mostrar aos seus clientes e órgãos competentes que ela realiza a disposição final de seus resíduos de forma correta e prevista pela legislação ambiental.

Com isso, o certificado demonstra de modo formal que o resíduo foi tratado e destinado ao fim mais adequado. Em casos de resíduos químicos: aterro industrial, coprocessamento ou incineração; para resíduos biológicos-infectantes: autoclavagem ou micro-ondas; para resíduos comuns: aterros sanitários. Por isso, é importante que a empresa tenha a nota fiscal referente ao serviço. Além disso, a empresa deve ter também a identificação de peso, classe dos resíduos e quantitativos de todo material.

Além de fazer a correta destinação dos resíduos sólidos da sua empresa, é importante que a empresa de descarte seja íntegra. Por isso, oferecer certificados são meios fundamentais para que sua empresa comprove seu lado sustentável. Além disso, existem leis que regem sobre o descarte correto de resíduos. É importante para a empresa estar atenta à essas leis e procurar cumpri-las pelo valor da marca e da sociedade.